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Fomos até Jundiaí-SP, no Centro de Distribuição do Gupo JTZ, para conhecer as novas motos de 800 cilindradas da Suzuki Motos para o mercado nacional. São a V-Strom 800DR e a GSX - 8S, uma big trail e uma street fighter, respectivamente. Os novos modelos chegam à rede de concessionárias autorizadas na segunda quinzena de junho.

Abaixo, temos um vídeo com nosso primeiro contato com as motos e uma volta rápida, dentro da sede da Suzuki, no interior paulista. Foi possível ter um gostinho do que veremos no Festival Interlagos, no começo de junho.

Mecânica

O novo motor DOHC de dois cilindros em linha com 776 cm³, dos dois modelos, oferece um equilíbrio entre potência em baixas rotações e um desempenho de rotação livre em altas rotações. Na V-Strom temos 84 cavalos e já na 8S temos 83 cavalos. O torque é sempre o mesmo: 7,95 kgfm.

O layout do virabrequim de 270 graus do motor proporciona torque desde baixas até médias rotações, com uma nota sonora que lembra os motores V-twin da Suzuki, enquanto o sistema antivibração patenteado Suzuki Cross Balancer contribui para uma operação suave e um design de motor compacto e leve.

O sistema de controle eletrônico SIRS (Suzuki Intelligent Ride System) é adotado para diversas condições de pilotagem, como exemplo na versão V-Strom 800, o modo G (cascalho) no módulo STCS de controle de tração e ABS cancelável para o freio traseiro, os pilotos podem ter o máximo de controle e performance na pilotagem, em estradas de cascalho de acordo com suas preferências.

V-Strom 800DE

Com conceito “Unlimited Adventure”, a V-Strom 800DE foi desenvolvida como um modelo de aventura com desempenho em todos os campos, desde passeios até deslocamentos diários.

Ficha técnica do modelo V-STROM 800DE

Tipo de Motor
Quatro tempos, DOHC, 2 cilindros em linha

Cilindrada
776 cm3

Diâmetro do Cilindro
84.0 mm

Curso
70 mm

Taxa de Compressão
12,8 : 1

Suzuki cross balancer
Novo sistema de dois eixos, patenteado

Marcha Lenta
1300 +/- 100 rpm

Potência Máxima
84 CV @ 8500 rpm

Torque Máximo
7,95 kgf.m @ 6800 rpm

Velocidade Máxima
190 km/h

Refrigeração
Líquida

Alimentação
FI + ride by wire

Sistema de Partida
Elétrico tipo um toque

Transmissão
6 velocidades (1a abaixo, demais acima)

Corrente de transmissão
DID 525HV3, 126 links

Embreagem
Multidiscos em banho de óleo

Redução final
2.941 (50/17)

Sistema de escapamento
2 x 1

Altura
1310 - 1340 mm

Comprimento
2345 mm

Largura
975 mm

Altura do Assento
855 mm

Distância Entre Eixos
1570 mm

Distância do Solo
220 mm

Peso Seco
230 kg

Capacidade do Tanque
20 litros

Chassis
Robusta armação em liga de aço, sub frame removível

Ângulo de esterçamento
40° (direita e esquerda)

Cáster
28°00'

Trail
114 mm

Raio de Giro
2,7 m

Suspensão Dianteira
Showa telescópica invertida, tubos internos Ø43, molas heicoidais, amortecida a óleo, ajustável

Curso da Suspensão Dianteira
220 mm

Suspensão Traseira
Balança, mono amortecedor Showa, mola heicoidal, amortecida a óleo, ajustável

Curso da Roda Traseira
212 mm

Sistema de Freio Diant.
Disco duplo Ø 310 mm, mordidos por pinças Nissin flutuantes de montagem radial

Sistema de Freio Tras.
Disco simples Ø 260 mm, mordido por pinça Nissin flutuante

Roda dianteira
Raiada com camada resistente contra corrosão, 21"

Roda traseira
Raiada com camada resistente contra corrosão, 17"

Pneus Dianteiro
Dunlop TRAILMAX MIXTOUR adventure - 90/90-21, com câmara

Pneu Traseiro
Dunlop TRAILMAX MIXTOUR adventure - 150/70R17, com câmara

Farol
LED empilhados verticalmente

Luz de Posição
LED

Setas Dianteiras
LED

Lanterna
LED

Painel de Instrumentos
Multifuncional TFT LCD colorido de 5", modos diurno/noturno automáticos

Manutenções
Lembrete de serviço no painel
 
Suzuki Drive Mode Selector (SDMS)
3 modos de seleção - A, B e C

Suzuki Traction Control System (STCS)
4 modos de seleção (1, 2, 3, G) + OFF

Quick Shifter Bi-directional
+ OFF

ABS - Anti-lock brake system
2 modos de seleção + ABS OFF na traseira

Suzuki easy start system
Partida com um toque

Low RPM assist
Controla carga no motor, impedindo que morra em baixa rotação

Suzuki Clutch Assist System (SCAS)
Sistema de embreagem deslizante, controle de torque reverso

Para-brisa
3 níveis de ajuste

Grade protetora do radiador
Original

Protetores de punhos
Originais

Protetor de motor
Original

Porta USB
1x - Tipo A (2A)

Bagageiro
Original incorporando alças para o passageiro

Destaque para o maior curso da suspensão dianteira (220 mm) e o maior curso da suspensão traseira (212 mm), juntamente com os aros raiados de 21 polegadas na dianteira e 17 na traseira, proporcionam maior distância ao solo (220 mm).

Com capacidade de 20 litros, o tanque de combustível amplia sua autonomia de pilotagem para proporcionar maior tranquilidade em passeios de longa distância.

Mantendo a tradição da série V-Strom e o espírito de design da Suzuki de criar expressões de estilo únicas, as linhas do corpo são tornadas mais nítidas com peças em cores fortes na ponta da carenagem dianteira e abaixo do tanque de combustível.

O modelo também tem um painel de instrumentos multifuncional TFT LCD colorido personalizado de 5 polegadas, com um display claramente legível e uma rica variedade de informações.

No Brasil, o modelo estará disponível nas cores: amarela, cinza e preta. O preço sugerido é R$ 67.500,00.

GSX-8S

Com o conceito “Unlimited Fun”, a GSX-8S foi desenvolvida com o objetivo de oferecer aos pilotos de todas as idades e níveis de habilidade possibilidades ilimitadas para desfrutar de todos os tipos de pilotagem.

Confira a ficha técnica da naked

Tipo de Motor
Quatro tempos, DOHC, 2 cilindros em linha

Cilindrada
776 cm3

Diâmetro do Cilindro
84.0 mm

Curso
70 mm

Taxa de Compressão
12,8 : 1

Suzuki cross balancer
Novo sistema de dois eixos, patenteado

Marcha Lenta
1300 +/- 100 rpm

Potência Máxima
83 CV @ 8500 rpm

Torque Máximo
7,95 kgf.m @ 6800 rpm

Velocidade Máxima
210 km/h

Refrigeração
Líquida

Alimentação
FI + ride by wire

Sistema de Partida
Elétrico tipo um toque

Transmissão
6 velocidades (1a abaixo, demais acima)

Corrente de transmissão
RK 525SMOZ8, 118 links

Embreagem
Multidiscos em banho de óleo

Redução final
2.764 (47/17)

Sistema de escapamento
2 x 1 - ponteira curta

Suzuki Drive Mode Selector (SDMS)
3 modos de seleção - A, B e C

Suzuki Traction Control System (STCS)
4 modos de seleção (1, 2, 3) + OFF

Quick Shifter Bi-directional
Fixo

ABS - Anti-lock brake system
Fixo

Suzuki easy start system
Partida com um toque

Low RPM assist
Controla carga no motor, impedindo que morra em baixa rotação

Suzuki Clutch Assist System (SCAS)
Sistema de embreagem deslizante, controle de torque reverso

Altura
1105 mm

Comprimento
2115 mm

Largura
775 mm

Altura do Assento
810 mm

Distância Entre Eixos
1465 mm

Distância do Solo
145 mm

Peso Seco
202 kg

Capacidade do Tanque
14 litros

Chassis
Robusta armação em liga de aço, sub frame removível

Ângulo de esterçamento
35° (direita e esquerda)

Cáster
25°

Trail
104 mm

Raio de Giro
2,9 m

Suspensão Dianteira
KYB, telescópica invertida, tubos internos Ø41 mm, molas helicoidais, amortecida a óleo

Curso da Suspensão Dianteira
130 mm

Suspensão Traseira
Balança, mono amortecedor KYB, mola helicoidal, amortecida a óleo, pré-carga ajustável

Curso da Roda Traseira
130 mm

Sistema de Freio Diant.
Disco duplo Ø 310 mm, mordidos por pinças Nissin flutuantes de montagem radial

Sistema de Freio Tras.
Disco simples Ø 240 mm, mordido por pinça Nissin flutuante

Roda dianteira
Liga de alumínio, 17"

Roda traseira
Liga de alumínio, 17"

Pneus Dianteiro
DUNLOP SPORTMAX Roadsport2  - 120/70ZR17, sem câmara

Pneu Traseiro
DUNLOP SPORTMAX Roadsport2  - 180/55ZR17, sem câmara

Farol
LED empilhados verticalmente

Luz de Posição
LED

Setas Dianteiras
LED

Lanterna
LED

Painel de Instrumentos
Multifuncional TFT LCD colorido de 5", modos diurno/noturno automáticos

Manutenções
Lembrete de serviço no painel

O par de faróis LED hexagonais empilhados verticalmente, flanqueados por luzes de posição LED compactas, proporcionam uma visão clara da estrada à frente, ao mesmo tempo que criam uma assinatura de luz exclusiva, com carácter único que faz com que a dianteira pareça leve e pronta para a ação.

Destaques para a balança leve em alumínio, que contribui para uma condução ágil, e para o sistema Quick Shift bidirecional como equipamento padrão, que permite ao piloto aumentar ou reduzir a marcha sem operar a alavanca da embreagem. A mudança é suave e segura, e o sistema é otimizado para fornecer um clique sólido e satisfatório a cada mudança que você faz.

O estilo, concebido para liderar uma tendência de nova geração, realça a sua beleza funcional acentuada pela exposição do motor e dos bancos, além do distintivo escape curto.

No Brasil, o modelo estará disponível nas cores: branca, azul e preta. O preço sugerido é R$ 51.500,00.

 

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